Com feriadão e sem salário

Ao ganhar ponto facultativo na sexta-feira (1), servidores do DF ficam sem receber no primeiro dia útil do mês, como de costume

 

Servidores da Saúde trabalharam em esquema de escala na sexta, dia 1º –  Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Foi para reduzir a circulação de veículos na capital e “contribuir para um retorno à normalidade nesta segunda-feira (4)” que o Governo do DF diz ter decretado ponto facultativo na sexta-feira (1º). Com isso, os servidores ganharam um feriadão. Mas, os salários do mês de maio, que seriam pagos naquele dia, ficaram para cair nas contas bancárias somente nesta segunda.

Um comunicado distribuído a todas as áreas do Executivo, na quarta-feira (30), véspera de feriado, às 17h18, dava a notícia: “Em virtude do ponto facultativo decretado nesta sexta-feira, informamos que o pagamento da folha de pessoal do mês de maio de 2018 ficou transferido para o dia 4 de junho, exceto saúde e educação”.

O Palácio do Buriti confirma, mas garante que “a motivação principal foi a mobilidade e a necessidade de se voltar à normalidade”. Não trata-se de atraso, conforme explica o governo, já que o correto é pagar até o quinto dia útil de cada mês. O que há é que o pagamento tem sido antecipado e, neste mês, esta antecipação mudou do primeiro dia útil (1º)  para o segundo (4).

Já os servidores se sentiram enganados com a decisão anunciada pelo governador Rodrigo Rollemberg, na quarta-feira (30), durante reunião do gabinete de crise do DF que acompanha a paralisação nacional de caminhoneiros.

“Esta gestão precisa compreender a importância dos servidores públicos para a sociedade e para a economia do DF e do entorno. Os servidores têm compromissos, mas o atual governo não cumpre os seus”, dispara o presidente do Sindireta-DF, Ibrahim Yusef, que lembra que o governo deve a terceira parcela do reajuste a mais de 30 categorias. “Não aceitaremos mais atrasos e estamos buscando na justiça o pagamento da terceira parcela das reposições”, conta.

Millena Lopes



Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Poder no quadrado - Blog de política

Copyright © 2020 - Poder no quadrado | Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer texto ou foto deste site, em qualquer meio de comunicação, mesmo que citada a fonte, sem prévia autorização.

×Fechar