Datafolha confirma números do Ibope e favoritismo de Ibaneis: 75% das intenções de voto

19 de outubro, 2018 - 12:45 Atualizado em 19/10/2018 12:45

Levantamentos têm números idênticos e coloca o governador Rodrigo Rollemberg com apenas 25% dos votos válidos

 

Rollemberg e Ibaneis têm travado uma verdadeira guerra na campanha – Foto: Reprodução

Os números do levantamento do Instituto Datafolha, divulgados pela TV Globo nesta quinta-feira (18), são idênticos aos da pesquisa Ibope do dia anterior: o advogado Ibaneis Rocha (MDB) tem 75% das intenções de voto, se considerados apenas os votos válidos. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tem 25%.

Se considerados os votos nulos/brancos (8%) e indecisos (5%), Ibaneis tem 65% das intenções de voto e Rollemberg, 22%.

O levantamento, encomendado e divulgado pela TV Globo, foi feito nesta quarta (17) e quinta (18) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos. E está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: DF‐04798/2018.

Troca de tiros

Ibaneis chegou à disputa pelo segundo turno como favorito: conseguiu sair de 2 pontos percentuais das primeiras pesquisas de intenções de voto para o mais votado candidato ao governo. Tem a favor dele dinheiro para uma campanha sem restrições financeiras, o discurso da novidade e a alta rejeição de Rollemberg.

O chefe do Executivo tem tentado, na campanha pelo segundo turno, mostrar os defeitos do advogado, apontando que ele defendeu um dos assassinos do índio Galdino; que ele tem dito que usará recursos próprios para reconstruir casas; etc. Apoiadores do governador também têm encampado, nas redes sociais, a campanha “Brasília não está à venda”, em referência ao alto investimento de Ibaneis na disputa. Com isso, os dois têm trocado muitos tiros na campanha.

Deixe uma resposta