Novatos se articulam para eleição da Mesa Diretora

8 de novembro, 2018 - 23:45 Atualizado em 09/11/2018 00:21

Júlia Lucy e Leandro Grass apresentam manifesto com requisitos para apoiar candidato à Presidência da Câmara Legislativa

 

Júlia Lucy e Leandro Grass esperam que outros parlamentares se juntem a eles – Foto: Divulgação

A disputa à Presidência da Câmara Legislativa do DF movimenta veteranos e estreantes. Enquanto os reeleitos disputam, nos bastidores, apoios, os novatos se articulam em torno, quem sabe, de uma candidatura também. Uma movimentação importante neste sentido ocorreu nesta quinta-feira (8). Em uma tentativa de reunir a maioria dos 13 que tomarão assento pela primeira vez na Casa, Júlia Lucy (Novo) e Leandro Grass (Rede) reuniram a imprensa para apresentar uma “carta-manifesto”.

No documento, os dois criticam o que chamam de velhas práticas na Câmara Legislativa do DF “que apequenam a Constituição” e dizem que, se depender deles, a Casa, que “é do povo brasileiro”, vai estar sempre aberta e atender aos “legítimos anseios” da população. O texto também trata da eleição para a Mesa Diretora: os dois dizem que apoiarão a candidatura de quem basear a gestão no princípio constitucional da eficiência, reduzindo drasticamente gastos; respeitar os contratos de publicidade; respeitar radicalmente o Regimento Interno; fomentar a participação social; fortalecer os princípios da transparência e da sustentabilidade; etc.

Leia o manifesto na íntegra

O convite para adesão dos eleitos foi reiterado: “Convidamos os demais parlamentares eleitos a se juntarem a nós, atuando inclusive na futura fiscalização de seu cumprimento integral pela presidência estabelecida.”

Ao Poder no Quadrado Ao Vivo, Júlia Lucy já havia adiantado que haveria uma surpresa nesta semana acerca da disputa pela Presidência da Câmara. Mas nada adiantou. Nos bastidores, grande parte dos novatos já teria declarado apoio informalmente a Reginaldo Veras (PDT), o único candidato formal ao comando da Casa.

Clique aqui para ouvir o comentário na Rádio CBN sobre a eleição da Mesa Diretora

Deixe uma resposta