Lei do “Abraço da Vida” é promulgada

31 de January, 2019 - 11:58 Atualizado em 31/01/2019 14:55

Sandra Faraj é autora do projeto que obriga restaurantes e lanchonetes a exibirem cartazes que orientam sobre técnica de desengasgo

 

Sandra Faraj apresentou o projeto em 2018, mas o governador vetou – Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A ex-deputada distrital Sandra Faraj (PR) está fora do cenário político, mas acaba de ter promulgada uma lei de autoria dela, que obriga estabelecimentos que comercializam alimentos a orientar os frequentadores sobre primeiros socorros em caso de engasgo.

Pela proposta da parlamentar, que havia sido vetada pelo governador Rodrigo Rollemberg, mas teve o veto suspenso na Câmara Legislativa, restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação de shoppings centers devem manter afixados cartazes visíveis que mostrem a aplicação da manobra conhecida como “abraço da vida” – no mês de agosto do ano passado, duas pessoas morreram em Brasília após engasgarem com alimentos.

“Abraço da vida” é o nome popular para a técnica “Manobra de Heimlich”,  que se assemelha a um abraço por trás, pouco acima da barriga, para desobstruir as vias aéreas.

A lei já está em vigor. O texto foi publicado no Diário Oficial da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (30). E pode ser conferido aqui.

Deixe uma resposta