Advertisements

Polentas, servidas de diversas formas, são a estrela da festa, que será realizada pela segunda vez em Brasília neste ano – Foto: Divulgação

O Distrito Federal não tem um documento ou um órgão que cuide disso, mas há um “calendário oficial de eventos” virtual, embora nem assim ele exista, que, volta e meia, ganha uma nova data comemorativa. Nesta semana, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa aprovou uma comemoração inusitada: a Festa da Polenta.

De autoria do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), o evento, se aprovado pelo Plenário da Casa, será comemorado no quarto sábado do mês de julho. E, conforme o texto, tem até lugar determinada para ocorrer: no Centro de Tradições Gaúchas Jayme Caetano Braun.

A Festa da Polenta foi realizada pela primeira vez em Brasília no ano passado, no mesmo ano em que o projeto de Negreiros foi protocolado na Casa.

Coincidentemente, a Câmara dos Deputados também prestigiou a cultura gaúcha nesta semana: foi autorizada a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúchas, já intitulada “bancada da bombacha”.

Leave a Reply