Agora é com Ibaneis! Justiça anula decisão de juíza que determinou reabertura escalonada de comércio

Atualizado em 20/05/2020

Governo do DF ganha direito de definir como será a volta das atividades comerciais na capital

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Depois de recorrer à Justiça Federal, o Governo do DF conseguiu derrubar a decisão judicial que determinava a reabertura escalonada do comércio na capital, em meio à pandemia. O entendimento é de que a juíza que analisou o caso não teria competência para atuar no processo. Agora, a bola está com o governador Ibaneis e ele quem vai decidir quando abre o que.

O governo alega precisar de mais informações para as definições e que as informações mudam a cada semana. Agora, vai depender de como a curva de contaminação se comporta, após Ibaneis autorizar a reabertura de lojas de calçados, roupas e extintores, além de serviços de corte e costura.

A juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira havia liberado a abertura do comércio na capital, desde que se obedecesse a um escalonamento proposto por ela. O titular do Executivo não gostou da proposta da magistrada, que enviou até uma tabela com as atividades que poderiam funcionar a cada 15 dias.

Ibaneis havia dito que quer exercer o governo, já que foi eleito para tal. E a abertura das atividades devem ser liberadas, na avaliação dele, de forma escalonada sim, mas isso dependeria das informações sobre a contaminação pelo novo coronavírus, que mudam a cada semana.

Novos casos

Nesta terça-feira (19), mesmo dia em que a Justiça Federal derrubou a decisão de reabertura escalonada do comércio, a Secretaria de Saúde confirmou mais quatro mortes por coronavírus no DF. Em um dia, foram registrados mais seis mortes, totalizando 68 moradores da capital mortos desde o início da pandemia.

Em todo o DF, foram registradas 72 mortes, mas quatro, conforme a secretaria, pertencem ao estado de Goiás, porque as vítimas moravam lá, mas foram atendidas na capital.

Ao todo, 4.898 já foram infectados em todo o Distrital Federal.

Millena Lopes



Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Poder no quadrado - Blog de política

Copyright © 2020 - Poder no quadrado | Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer texto ou foto deste site, em qualquer meio de comunicação, mesmo que citada a fonte, sem prévia autorização.

×Fechar