Aumento de contágio entre servidores da saúde pode estar na falta de fiscalização de medidas sanitários, diz SindMédico

Após receber denúncias, presidente da entidade visita UPA de Ceilândia e constata irregularidades

 

Gutemberg Fialho: “A fiscalização do uso dos equipamentos de proteção é de responsabilidade da gestão” – Foto: Divulgação / Sindmédico

A ausência de fiscalização do uso de equipamentos de proteção individual pode ser a principal razão para o aumento do contágio de servidores da Saúde pelo novo coronavírus. Esta é a conclusão a que chegou o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho, após inspeção na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, nesta quarta-feira (20).

Durante a visita, Fialho constatou, ainda, a falta de testes para corpo médico e pacientes e a ausência do distanciamento na recepção da UPA. “É bem provável que o aumento do contágio dos servidores da saúde seja em função da ausência de fiscalização das medidas sanitárias, que não estão sendo observadas com rigor. A fiscalização do uso dos equipamentos de proteção, por exemplo, é de responsabilidade da gestão. Ou a gestão não está disponibilizando os EPIs ou não estão cobrando o uso adequado para evitar a disseminação da doença”, declarou Gutemberg.

A UPA estava lotada, conforme o sindicalista, e as pessoas muito próximas umas das outras. “A falta do distanciamento social entre os pacientes e a não realização da testagem aumentam o risco de contágio para a população”, explicou ele, que deve produzir um relatório com as irregularidades detectadas pela entidade. As informações serão encaminhadas ao Conselho Regional de Medicina, ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e ao Ministério Público.

O SindMédico inspecionou a UPA após receber denúncias no Canal de Denúncia do SindMédico-DF , disponível no site da instituição. “Temos recebido uma quantidade enorme de denúncias graves e não podemos nos omitir. Os médicos precisam ter a infraestrutura necessária para cuidar da população e garantir a sua própria segurança”, frisa Fialho.

Millena Lopes



Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Poder no quadrado - Blog de política

Copyright © 2020 - Poder no quadrado | Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer texto ou foto deste site, em qualquer meio de comunicação, mesmo que citada a fonte, sem prévia autorização.

×Fechar