Distrito Federal se mantém no segundo lugar do Ranking de Transparência no Combate à Covid-19


Em um mês, a capital federal ganhou 10 pontos e agora divide a segunda colocação com o Ceará

 

Na foto, cidadão faz teste rápido em esquema de drive thru na capital: DF tem classificação “ótima” no ranking de compras emergenciais – Foto: Divulgação/Agência Brasília

O Distrito Federal permanece em segundo lugar no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, um mês após o lançamento da métrica realizada pela Transparência Internacional – Brasil. Os níveis de transparência sobre contratações emergenciais no enfrentamento da pandemia de 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, foram reavaliados e mostraram que governadores e prefeitos sentiram a pressão da sociedade e reagiram. O Distrito Federal teve alta de 10 pontos ante a primeira avaliação e agora soma 98,7, conforme os dados publicados nesta segunda-feira (29).

A escala do ranking vai de zero a 100 pontos, na qual zero é péssimo e 100, ótimo, indicando que o ente federativo oferece alto grau de transparência.

A classificação do nível de transparência do DF para compras emergenciais permaneceu como “ótima”. Ele segue na segunda posição, mas agora está acompanhado do Ceará, que avançou 25 pontos ante o ranking passado. No mês anterior, o Distrito Federal era acompanhado por apenas três estados na categoria “ótimo”. Agora, há 14 unidades da Federação a lhe fazer companhia nessa categoria.

Doze estados e 15 capitais deixaram para trás uma avaliação de “regular” a “péssima” e passaram para as categorias “bom” e “ótimo”. Espírito Santo, entre os estados, e João Pessoa, entre as capitais, consolidaram sua liderança no comparativo, melhoraram ainda mais e atingiram a pontuação máxima: 100 pontos. Agora, entre as administrações públicas avaliadas, não há mais nenhuma cujo nível de transparência é classificado como péssimo. Não existe também mais nenhum estado avaliado como “ruim”. Quanto às capitais, nove delas tinham transparência classificada como “ruim” no ranking anterior e hoje isso ocorre com apenas uma – Porto Velho.

Millena Lopes



Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Poder no quadrado - Blog de política

Copyright © 2020 - Poder no quadrado | Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer texto ou foto deste site, em qualquer meio de comunicação, mesmo que citada a fonte, sem prévia autorização.

×Fechar