Salões de beleza e academias podem abrir no DF

Atualizado em 13/07/2020
academias podem reabrir no DF

Academias ficaram apenas dois dias reabertas e foram logo obrigadas a fechar as portas – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Academias podem abrir no DF. Assim com salões de beleza, centros estéticos, barbearias e esmalterias. É o famoso ira casaco, coloca casaco. A briga judicial envolvendo a reabertura das atividades comerciais e educacionais tem mais um capítulo e, assim, Brasília acorda, nesta sexta-feira (10), com autorização para seguir a retomada.

Na noite desta quinta (9), o desembargador Eustáquio de Castro acatou recurso do GDF e suspendeu a liminar que impedia a retomada de atividades. Dessa forma, a instabilidade provocada pela interferência do Judiciário pode agravar a crise provocada pelo novo coronavírus, disse o desembargador.

De acordo com o desembargador, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), cabe ao chefe do Executivo tomar as decisões. “A interferência judicial provoca insegurança jurídica e desorientação na população”, escreveu ele.

Veja a decisão que derrubou a liminar na íntegra

Recurso

O governo entrou com recurso contra a decisão que suspendeu o decreto de 2 de julho, que liberava a reabertura de academias, salões, centros de estéticas, barbearias e esmalterias e estabelecia as datas para funcionamento de bares, restaurantes, escolas e faculdades.

Com a nova decisão, o cronograma já definido pelo governador Ibaneis Rocha, enfim, pode ser retomado. Com exceção das atividades de Ceilândia, Sol Nascente e Por do Sol, onde as atividades não essenciais por tempo indeterminado.

Depois de se adequarem a uma série de novas regras, as academias e salões de beleza foram reabertas na terça-feira (7) e já na quinta-feira (9) não puderam dar seguimento às atividades.

Após uma confusão de interpretações, o Governo do DF, composto majoritariamente por advogados, chegou a publicar um novo decreto nesta quinta-feira (9) para esclarecer que feiras, parques e igrejas podem funcionar no DF.

Veja decreto na íntegra

Millena Lopes



Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Poder no quadrado - Blog de política

Copyright © 2020 - Poder no quadrado | Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer texto ou foto deste site, em qualquer meio de comunicação, mesmo que citada a fonte, sem prévia autorização.

×Fechar