Comissão aponta irregularidades e omissões do Governo do DF no enfrentamento à pandemia

Relatório é apresentado nesta quarta-feira ao MPF, MPDFT, Tribunais de Contas do DF e da União e até à Polícia Federal

 

Paula Belmonte é relatora da comissão; Izalci Lucas, presidente – Foto: Reprodução / Facebook

Falta de transparência, irregularidades e omissões do governo são apontados no relatório final que a Comissão Especial Temporária de Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 no Distrito Federal apresenta, nesta quarta-feira (20), ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e até à Polícia Civil do Distrito Federal.

Formada por parlamentares do DF, o colegiado trabalhou durante seis meses, capitaneado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), e enfrentou dificuldades para acessar informações junto ao governo. O relatório, assinado pela deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), aponta que, entre outras coisas, o GDF não apresentou um plano estratégico para enfrentar a segunda onda de contágio e também não deixou claro como será o plano de vacinação da população.

Os hospitais de campanha também estiveram na mira dos parlamentares e, de acordo com o texto, o governo nem sequer informou quanto foi gasto na construção das unidades. Tampouco explicou por que “nos processos de licitação para a construção dos hospitais, há casos em que a empresa vencedora não foi aquela que apresentou a proposta de menor valor”.

A comissão, que já estava em curso quando a cúpula da Secretaria de Saúde do DF foi presa na Operação Falso Negativo, também aponta que a Secretaria de Saúde não soube informar especificamente quais procedimentos administrativos foram adotados para apurar o ocorrido e imputar as devidas penalidades aos servidores envolvidos.

Millena Lopes



Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Poder no quadrado - Blog de política

Copyright © 2021 - Poder no quadrado | Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer texto ou foto deste site, em qualquer meio de comunicação, mesmo que citada a fonte, sem prévia autorização.

×Fechar