Chico Leite (Rede)

Nome completo: Francisco Leite de Oliveira

Naturalidade: Milagres (CE)

Profissão: Funcionário Público (procurador do Ministério Público do DF)

Telefone: (61) 3348-8212 a 8216

E-mail: chicoleite@chicoleite.org.br

Site: www.chicoleite.org.br

Eleito pelo PT com 15.636 votos em 2014, o procurador de Justiça Chico Leite logo migrou para a Rede de Sustentabilidade, partido onde permanece até os dias atuais. No quarto mandato de deputado distrital, o ex-petista tem também já foi filiado ao PCdoB.

Embora esteja mais afastado das discussões polêmicas nos últimos tempos – dizem que ele quer se distanciar da fama dos petistas -, o deputado sempre foi franco defensor da economia do dinheiro público, da ética na política e da causa da transparência no poder público – é dele a emenda pioneira no Brasil, que pôs fim ao voto secreto parlamentar, em 2016, e da Lei de Acesso à Informações no DF, que obriga os poderes Executivo e Legislativo a divulgarem suas contas na internet.

Embora seja deputado desde 2003, quando assumiu o primeiro mandato, ele prega que política não é profissão e que o plano estratégico do mandato tem uma grande motivação, que é o sonho de melhorar a vida das pessoas.

Ouvidor da Câmara Legislativa do DF neste biênio, Leite é conhecido pela pose ética. E revolucionou o Parlamento local quando chegou à Câmara Legislativa e prontamente renunciou ao recebimento de 14º e 15º salários, considerados por ele como indevidos.

Conforme ele mesmo anuncia, no atual governo, não fez indicações de cargos. E, para a estrutura da Câmara Legislativa, lista nove indicações, com nomes e os respectivos cargos e remunerações, no site do mandato, que reúne todos os dados da atuação dele. A frequência às sessões da Casa, por exemplo, ele diz ser de 100%. É no portal da internet que ele exibe os relatórios de presença emitidos pelo Câmara, ano a ano deste mandato.


 

Processos

Não há processos em tramitação contra o deputado.