Chico Vigilante (PT)

Nome completo: Francisco Domingos dos Santos

Naturalidade: Vitorino Freire (MA)

Profissão: Vigilante

Telefone: (61) 3348-8090 a 8096

E-mail: chico@chicovigilante.com.br

Site: www.chicovigilante.com.br

Um dos fundadores do PT no Distrito Federal, Chico Vigilante é conhecido pelo temperamento forte nas lutas que enfrenta. Foi deputado federal por duas vezes e está no terceiro mandato de deputado distrital – para o atual, foi eleito com 17.040 votos.

Na Câmara Legislativa, travou grandes batalhas em defesa da categoria que representa e também contra o cartel dos postos de combustíveis. Pelo caminho, colecionou discussões com os adversários, principalmente Celina Leão, que fez oposição ao governo de Agnelo Queiroz, do qual Vigilante era líder, e Robério Negreiros, que, nas discussões relacionadas à categoria, é o defensor dos patrões.

Em 2017, enfrentou um câncer na tireóide, o que o tirou um tempo do debate. Vigilante se apresenta como “incansável defensor da classe trabalhadora e da população mais pobre do Distrito Federal”. Além disso, o trabalho dele de combate ao cartel dos combustíveis também marcou história no DF.

No último ano, o embate também aumentou com o GDF graças a um projeto de lei do deputado que regulamenta a eleição direta para administradores regionais. O governador vetou e apresentou um projeto semelhante, ganhando a ira do petista.


Processos:

Em 2017, Vigilante foi condenado a pagar R$ 7 milhões para o deputado federal Augusto Carvalho após a Justiça considerar ofensivo conteúdo publicado no Facebook do distrital. Ele recorreu, mas perdeu o recurso.

Vigilante alegou a inviolabilidade material dos parlamentares nas declarações, mas a Justiça entendeu que o petista feriu a honra e imagem de Carvalho porque a postagem não guardava nenhuma relação com a atividade parlamentar e era apenas mera opinião pessoal.

Acompanhe os processos:

0701613-15.2018.8.07.0001