Joe Valle (PDT)

Nome completo: Joe Carlo Viana Valle

Naturalidade: Caicó (RN)

Profissão: Engenheiro Florestal

Telefone: (61) 3348-8130 a 8136

E-mails: dep.joevalle@cl.df.gov.br

Site do parlamentar: www.joevalle.com.br

Joe Valle está no segundo mandato parlamentar na Câmara Legislativa. Foi eleito em 2014 com 20.352 votos e é o atual presidente da CLDF neste biênio. Também já atuou no Poder Executivo, como secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia, e como secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do DF.

A atuação dele sempre esteve ligada à agricultura e sustentabilidade. É dono da Fazenda Malunga, uma das principais produtoras de produtos orgânicos da América Latina, e também presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do DF, entidade sindical sem fins lucrativos voltada para produtores do DF – de pequeno, médio e grande portes –, trabalhadores e moradores do campo.

Apesar de ter feito campanha ao lado do governador Rodrigo Rollemberg, Valle rompeu com ele no início de 2017, após se tornar presidente da CLDF em uma das disputas mais acirradas da história do Legislativo do DF, ganhando do candidato do governo – Agaciel Maia. Apesar de ser de um partido da coligação, Joe Valle foi preterido pelo governador.

Na presidência da Câmara, tem defendido a maior participação da população e apresentou o polêmico projeto que acaba com a verba indenizatória dos distritais. Na condução do trabalho legislativo, também tem sido firme em não obedecer o ritmo apresentado pelo GDF, exigindo a tramitação correta dos projetos de lei e o cumprimento dos prazos. É autor da Emenda à Lei Orgânica do DF que estende o passe livre no transporte público para pessoas com mais de 60 anos.


 

Processos

O Ministério Público do DF apresentou ação de improbidade administrativa contra Joe Valle e o acusa de, junto com o também deputado Agaciel Maia (PR), usar evento realizado em São Sebastião com emenda parlamentar para promoção pessoal.

Acompanhe os processos:

0708529-48.2017.8.07.0018