Laerte Bessa (PR)

Nome completo: Laerte Rodrigues de Bessa

Naturalidade: Goiânia (GO)

Profissão: delegado de polícia

Telefone: (61) 3215-5340 – Fax: 3215-2340

E-mail: dep.laertebessa@camara.leg.br

Site: https://www.laertebessa.com.br

Eleito com 32.843 votos em 2014, Laerte Bessa está no segundo mandato de deputado federal. Representante da segurança pública, entrou para a política depois de se dedicar por mais de 30 anos à carreira de delegado da Polícia Civil – categoria da qual foi diretor por oito anos.

No primeiro mandato, em 2006, foi presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e, agora, ganhou notoriedade como relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal para 16 anos para crimes hediondos e outros tipos de delitos.

A atuação de Bessa chama a atenção pela luta para mudar a Lei de Execução Penal, com o objetivo de por fim ao que ele chama de regalias dadas aos detentos. Ele também defende a revisão do Estatuto do Desarmamento.

Votou pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff; apoiou o então presidente da Câmara dos Deputados e hoje presidiário, Eduardo Cunha, votando contra a cassação dele no Comitê de Ética da Casa; e votou pelo arquivamento da denúncia de corrupção passiva do presidente Michel Temer.


 

Processos

Nesta legislatura, um fato marcou a biografia de Bessa, que, após tentar entrar no gabinete do governador Rodrigo Rollemberg, no Palácio do Buriti, e ser barrado, classificou o chefe do Executivo local de “vagabundo”, “bandido”, “maconheiro”, “cagão” e “frouxo”, em um discurso no plenário da Câmara dos Deputados. O caso rendeu uma condenação no Tribunal de Justiça do DF que obrigou o parlamentar a pagar indenização por danos morais ao governador. O processo ainda tramita no Supremo Tribunal Federal.

Outra ação contra Bessa tramita no Tribunal de Justiça do DF, em que o Ministério Público do DF imputa a ele, em ação de improbidade administrativa, irregularidades em concurso público para delegado da Polícia Civil do DF.

 

Acompanhe os processos:

Inq 4348 – INQUÉRITO  (Processo físico)

2005.01.1.009384-2