Rafael Prudente (MDB)

Nome completo:  Rafael Cavalcanti Prudente

Naturalidade: Brasília (DF)

Profissão: Administrador

Telefone: 3348-8222 a 8226

E-mails: rafael@rafaelprudente.com.br

Site do parlamentar:  www.rafaelprudente.com.br

Rafael Prudente chegou à Câmara Legislativa ancorado no sobrenome e na empresa da família, que atua na área de segurança patrimonial. Teve 17.581 votos e foi eleito pelo PMDB (hoje MDB). O pai, Leonardo Prudente, saiu da política após o escândalo da Caixa de Pandora, quando foi flagrado, em vídeo gravado pelo delator Durval Barbosa, colocando dinheiro nas meias.

Diferentemente do pai, Prudentinho, como é conhecido pelos colegas, é discreto. No partido de Tadeu Filippelli, tem feito oposição ao governo Rollemberg.

Entre as principais leis aprovadas de autoria dele, está a que garante merenda escolar diferenciada para crianças com intolerância à lactose e a que estabelece o sistema online para os serviços e produtos do Detran-DF.


Processos

Em 2017, o Ministério Público iniciou uma investigação por suposta prevaricação do deputado durante as diligências da CPI dos Transportes, na Câmara Legislativa. Segundo o MP, interceptações telefônicas indicaram que, como integrantes do colegiado, ele e Ricardo Vale (PT) teriam tentado atrapalhar as apurações da comissão para blindar os respectivos partidos. A investigação, que é analisada no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF, conforme informou o Ministério Público, correria em sigilo de Justiça.

O MPDFT também iniciou uma apuração sobre um possível direcionamento de licitação, em 2015, do Detran-DF para a empresa ligada à família de Rafael Prudente. A denúncia apontava uma série de irregularidades no processo, que resultou em um contrato de segurança de R$ 18,35 milhões, válido por 12 meses. Na época da licitação, Celina Leão (PPS) era presidente da Câmara Legislativa, e Rafael Prudente, o corregedor da Casa. Os dois negam a acusação e o Tribunal de Justiça decidiu encerrar a ação popular, por não encontrar indícios de prejuízo ao erário.