Ricardo Vale (PT)

Nome completo: Ricardo Vale da Silva

Naturalidade: Brasília

Profissão: Desenhista de arquitetura

Telefone: 3348-8012 a 8016

E-mails: dep.ricardovale@cl.df.gov.br

Site do parlamentar: http://www.deputadoricardovale.com.br/

Ricardo Vale herdou o eleitorado de Sobradinho e as principais bandeiras do irmão, o ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Paulo Tadeu. Petista, está no primeiro mandato como deputado distrital, eleito em 2014 com 14.223 votos. Atualmente, é o líder do partido na Câmara Legislativa.

Na Casa, tem se destacado na defesa de alguns segmentos culturais e propôs mudanças na Lei do Silêncio, que está em discussão.

Entre os projetos aprovados, está o que obriga o GDF a divulgar com antecedência mínima de 30 dias os reajustes de tarifas e taxas de serviços públicos e outro que determina a divulgação mensal de obras púbicas acima de R$ 50 mil no DF.


Processos

Em 2017, o Ministério Público iniciou uma investigação por suposta prevaricação do deputado durante a diligências da CPI dos Transportes, na Câmara Legislativa. Segundo o MP, interceptações telefônicas indicaram que, como integrantes do colegiado, ele e Rafael Prudente (PMDB) teriam tentado atrapalhar as apurações da comissão para blindar os respectivos partidos. A investigação, que é analisada no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF, conforme informou o Ministério Público, correria em sigilo de Justiça. O deputado garante que nada tem contra ele tramitando na Justiça, já que o MP haveria proposto um acordo para que ele pagasse cestas básicas e, com a recusa do parlamentar, os promotores não teriam recorrido.